Em posts anteriores, tanto aqui como no Facebook, tenho feito algumas tentativas de desconstruir a ilusão de a Suécia ser um país "uau, que civismo impressionante!" Não é uma questão de falta de reconhecimento a esta minha terra adoptiva, também não é mau feitio; é mais um desgostar de estereótipos que, não raras vezes, embaciam a realidade e até tornam difícil a comunicação.
A propósito disto, sei que já partilhei fotos de paragens de autocarro cujas lei e ordem são - não importa agora por quem nem porquê - importunadas. De uma maneira geral, a palavra a usar seria vandalismo, indubitavelmente reprovável, certo?
Bom, parece-me que depende. Se considerarmos, por exemplo, líderes mundiais ou outras pessoas em cargos relevantes que não pedem por norma desculpa depois de erros cometidos, então diríamos que há melhor esperança para o "vândalo" (ou "vândala") que emporcalhou esta paragem de autocarro. Apresenta desculpas, usa dois idiomas (multiculturalismo fica sempre bem), escreve sem erros e sabe usar sinais de pontuação.
Desculpem, esta superfície estava demasiado vazia (aborrecida...)
Sem comentários:
Enviar um comentário