segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Bastidores


Está a meia-noite à espreita. 6 de Setembro chega daqui a pouco. 1 mês na Escandinávia.
Tal como à chegada, chove. E se, no início, ainda era chuva para vinha e ia, desta vez suspeito que é água para ficar. Vejam bem, o Outono saiu dos bastidores!
A partir de agora, os dias serão como algumas peças de roupa lavadas a 60 graus: encolhem depressa. Parece que cada semana deixa ficar pelo caminho mais ou menos 30 minutos de luz. Em breve, todas as velas da casa serão poucas para lhe dar um ar acolhedor, uma luz quente e familiar.
A mim, para já, agrada-me o cenário, porque faz sentido nesta latitude e longitude. Que seria um país do Norte com calor e bananeiras??!
Diga-se, então, que sou pouco fã de ir às compras, mas já não posso adiar por muito mais a busca por um casaco e botas de borracha, e de Montemor virão umas camisolas (tröjor) que não couberam na bagagem.
*******
Hesito em criar comparações, porque me agrada pouco a ideia de escrever lugares comuns... Mas vou ousar dizer que uma nova estação é como um actor que sai de bastidores e entra em cena. Esteve alguns meses a preparar-se, estudou o papel, decidiu as cores do guarda-roupa - e, no momento que lhe é devido, vai entrando, apropria-se gradualmente da cena e adquire um protagonismo incontestável.
Penso mais: não são também um pouco assim, os sentimentos? Não há sempre um em nós que parece o protagonista, que ocupa o maior espaço?
No entanto, nos bastidores, o coração tem outros sentimentos à espera. Quando for altura, deixarão de ser meros figurantes; a seguir, o papel secundário; e, com toda a legitimidade, transformar-se-ão nos principais.
Estas trocas no palco, às vezes, são coisas que acontecem num mesmo dia, quem sabe se mais do que uma vez! Podem, porém, demorar mais tempo. Pode o protagonista "tristeza" ou "inquietude" ou "incerteza" querer habituar-se à ribalta - ah! mas o Óscar não há-de ser desses, não!
Dos bastidores sairão a alegria, a paz, a serenidade, a boa loucura, o amor, a "pica toda"...! E esses até costumam ser sentimentos altruístas - partilham a boca de cena com mais dois ou três dos bons!
E isto eu sei! Det vet jag faktist!

1 comentário:

  1. ! :)

    sou fã do Outono. talvez um dia, experimente esse daí... vem vet? :)...
    ainda por cima, assim tão chamativo como descreves, dá a tal "da" pica!! :))...
    beijocassssss
    vovómaria

    ResponderEliminar