sábado, 16 de janeiro de 2016

Com cara de "Do I know you??"

O que é que é preciso actualizar, para começar?
Santo Natal e Bom Ano!!

À data das últimas escrivanhices (não percebo porque é que o computador não me reconhece esta palavra!) ainda o Outono tinha tudo sujo de folhas e o Inverno parecia ter apanhado o transporte para cá com muito atraso. Agora, centímetros de neve cobrem o chão, mas por conta de estar céu limpo e sol, as temperaturas andam entre o "muito fresquinho" e o "absurdamente frio".


E então, neste ambiente de brisa em Winter Wonderland, o que é que acontece?
Acontece que se celebram os 400 anos da morte do enorme William Shakespeare, poeta e dramaturgo do qual os meus alunos de 11° ano ouvem falar em boas e entusiásticas quantidades. Eles sabem que 2016 é ano de eventos comemorativos por todo o mundo e que estamos até a planear um sarau Shakespeariano na nossa escola. Eles não sabiam, mas ficaram a saber, que eu fui ver a estreia local do filme Macbeth, de Justin Kurzel, e que apareci na capa do suplemento cultural de segunda-feira por causa disso.

Basicamente, a história é esta: em sessão de estreia, éramos cinco espectadores na sala e eu a única com menos de 60 anos. Estando dois jornalistas à porta com a gigante expectativa de fazer uma grande peça sobre as comemorações de Shakespeare em Västerås, perguntaram-me se me importava de responder a umas perguntas. E eu respondi, e depois tiraram a foto. Suspeito que fui a única que sorriu à ideia de celebrar um marco intemporal da literatura. Resultado: acabei na capa! "Cover girl" e Vera Guita não combinam! :D :D

O que não tem graça é pensar que, no corpo da notícia, estão a mesma foto em tamanho quase irreconhecível e a muito breve citação de qualquer coisa que eu disse em sueco mais ou menos bom. Ou seja, para o leitor atento fica claro que a fotografia da capa é um despropósito para o verdadeiro assunto da notícia.

Sim, alunos e colegas acham muito giro que a Vera, de vez em quando, apareça nos jornais (e eu também não quero soar mal agradecida pelo privilégio!!), mas os senhores jornalistas desta vez esqueceram-se totalmente dos livros que estudaram sobre bom jornalismo quando andavam na faculdade. Digo eu.

Efeitos secundários: nos dias seguintes, ao andar nas ruas do centro ou nas idas ao supermercado e afins, tive a nítida sensação de haver pessoas a olhar para mim com cara de "do I know you?" Mas não aumentou o número de chamadas no meu telemóvel por causa disso ;)

E entretanto já voltei a ir ao cinema. Star Wars!! Eu sou uma pessoa de contrastes, suponho ;)

Bom fim de semana!