domingo, 8 de abril de 2012

Rebaldaria em sueco diz-se...

... rabalder.
Não, é verdade que não vem muito a propósito de Páscoa.
É igualmente verdade que os meus pais não me mandaram para o estrangeiro para aprender estas palavras que, enfim, têm uma utilidade relativa (LOL, tanto disparate junto!).
É facto, todavia, que o quotidiano aparentemente descontraído não perde a capacidade de me surpreender, e quando ouvi a palavra "rabalder" perguntei, com jeitinho (com jeitinho, sim, que as minhas curiosidades linguísticas às vezes deixam o pessoal atrapalhado...): o que é que isso quer dizer? E da resposta retirei a palavra perfeita em português - a confusão, a desarrumação, a rebaldaria. Vejamos a palavra aplicada a um exemplo inócuo: Anda uma grande rabalder nas contas do Estado Português.
Ah, e por falar em matérias de Língua e afins, ainda há dias devolvi aqui na biblioteca um livro chamado Os verbos irregulares portugueses. Um equívoco divertido! Quase tão bem sucedido como um relógio que tive em tempos (ofereceu-mo a Nita), em que o que se movia eram os números (e no sentido inverso, para dificultar mais), assim que os passageiros mais próximos, nos autocarros, quase torciam o pescoço para tentar espiar as minhas horas! No caso do livro, passei algumas vezes por aplicada especialista em gramática, quando estava a ler, afinal, um conjunto de contos cheios de ironia.
*******
A minha mãe faz anos hoje (9 de abril), e porque ela gosta destes meus vizinhos, fica aqui uma cantiga cheia de genica e "adolescência" para ela poder fazer coro e dançar lá em casa. PARABÉNS, Mimi! Does your daughter know that you're out? ;)

3 comentários:

  1. daqui a mais um bocado, vou a abanar o capacete com tua Mimi! :)))... pelo telefone, claro! :)

    beiocasssss
    vovómaria

    ResponderEliminar
  2. Vou propor à tua Mimi a minha companhia para esta sessão de dança. Porque também a quero felicitar pelo aniversário e porque, aqui para nós, quero ver se ambas ainda aguentamos os mais de três minutos de "genica". Um beijo para ti.

    ResponderEliminar