sábado, 24 de outubro de 2015

Telenovela brasileira e código da estrada

Não consigo localizar no tempo, mas sei que na minha infância passou uma telenovela brasileira em horário nobre onde se repetia a frase "Mininos, eu vi!!..." A recordação tomou-me de assalto (que lugar comum, Deus nos livre!) quando, na Suécia e à luz do dia, um automobilista trai deliberadamente o compromisso com um sinal vermelho.
Estou a falar-vos de um cruzamento de respeito que, por mero acaso, naquela ocasião não tinha muito movimento. O dito condutor deteve-se, na verdade, à luz vermelha por uns segundos; mas vai daí, talvez achando que o tempo não é para ser desperdiçado a obedecer ao código da estrada, pisa o perigo e o acelerador e entra no cruzamento.
Não, ninguém me contou. Não houve vítimas. Passou depressa. Mininos, eu vi!


Sem comentários:

Enviar um comentário