sábado, 10 de dezembro de 2011

«Com um simples vestido preto eu nunca me comprometo», dizia ela...


... e com um branco?
*******
Eu prometi explicar o que é a cerimónia da Lucia. Hoje é tempo: bem, diria que Lucia é uma moça de idade indefinida, sorriso discreto e sereno, vestida de branco, símbolo de Luz e Boas Novas que chegam com o Natal, e que traz Esperança ao inverno escuro destas terras nórdicas.
Lucia é desde há muito celebrada, mas apenas há algumas décadas entrou na tradição da Igreja sueca como Santa. Não há lugar da Suécia onde, amanhã, não se acendam ainda mais velas e se cantem as cantigas de Lucia, que todas as crianças e adultos conhecem.
Ora... todos menos eu...
Já tenho o vestido branco (uma espécie de camisa de dormir a fazer lembrar personagens das histórias de C. Dickens), a fita vermelha para a cintura, a coroa de folhas verdes para a cabeça, a vela para acender; falta-me a cábula com as dezenas de versos, todos muito parecidos, que não consigo memorizar até amanhã!
Feliz terceiro domingo de Advento!

Sem comentários:

Enviar um comentário