sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Não falhem por nada!



Vou de novo às caixas de lembranças da infância: recordo que estes dias próximos do Natal eram de grande emoção, e tinha mesmo atrás da porta do meu quarto um calendário caseiro de Advento, onde marcava um X a cada noite (ou a cada manhã, se a impaciência era muita).
Anos passados, e a viver noutro ponto do mapa, acordo com a surpresa da neve lá fora e ligo a televisão, para ver a história do calendário na SVT1. 24 episódios breves, simples, para crianças e não só, encantadores, até empolgantes - é O Natal dos Ladrões.
Todos os anos a narrativa é diferente, e neste Natal conhecemos um bando de ladrões que tenta arruinar a época, preparando um roubo massivo de presentes. Naturalmente, um dos ladrões é contagiado pelo o verdadeiro espírito natalício, de Esperança e Bondade, procura libertar-se do bando e remediar os planos maldosos.
Também não pode faltar uma criança astuta e angelical - enfim, os bons e os maus a fazerem os seus papéis. E tudo para ajudar a contar melhor os dias que faltam até ao Natal.
*******
Já eu não era bem criança - mas ainda a emoção natalícia se mantinha - o Coral de S. Domingos começou uma tradição nova, uma tradição boa, daquelas que unem as pessoas não importa a temperatura da rua, porque o ânimo é sempre quente.
Amanhã há, então, Cantares ao Menino em Montemor - não falhem por nada!! Cachecóis, gorros, o casaco mais quentinho, luvas: vale tudo para sair de casa e caminhar nas ruas, para escutar o Natal em forma de música e de poemas.
Ah, se o meu avião fosse 3 dias mais cedo!!
*******
Aqui ao norte, hoje e amanhã são dias de cantar o Messias de Händel.
Já fiz o chazinho de perpétuas roxas e casca de cebola, e deitei-lhe umas gotinhas de vinho do Porto...
Não tarda muito, pego na "trouxa" e lá vou eu!
Não volto a escrever antes de chegar a Portugal, não vou ter tempo. Despeço-me para já: até amanhã!

Sem comentários:

Enviar um comentário