sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Amanhã é um dia importante


2012.
Matemáticas feitas, há 25 anos que o João Luís nos faz Coral de S. Domingos. E amanhã, 7 de Janeiro, começam oficialmente as comemorações de um quarto de século de vozes e música, entre S. Domingos, a Rua Direita e o resto do Mundo.
Como numas tantas outras ocasiões mais do que importantes, não dou com as palavras certas para descrever o que significam para mim o coro e este aniversário, em especial.
Lembro-me das primeiras canções; tenho na memória imagens claras de ensaios, na indecisão entre ficar sentada em silêncio ou juntar-me à minha mãe e cantar; e recordo os mimos da Vaé, da Belinha, da Constancinha, da Custódia...
E o apito!?! Parece-me que era verde alface, e quando soava no fôlego do maestro, fazia-nos gargalhar mais do que nos fazia calar ou prestar atenção. Sorry! :)
E aconteceram tantas coisas em 25 anos! Viajámos, juntámos sons e afectos e houve belgas que sorriram por irmos "ao Mar às laranjas", polacos que libertaram repressões com o "Acordai" de Lopes-Graça, suecos que connosco pediram ao Tónio que não fosse ao mar... Ah, e o galo da comadre com os pés de mollho do Mar Negro, na Bulgária!!
Ao longo de 2012 celebra-se Música em Montemor e eu cá acho que vale muuuuito a pena ficar atento ao programa, visitar a cidade, escutar bons concertos, abraçar amigos.
Ao João e todos quantos já uniram vozes ao nosso coro, um excelente ano de aniversário! Gosto-vos muito.

1 comentário: