segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Ah, não olhem para mim assim, que eu tinha avisado! São demoras de quem empreende




Sim, bem sei que foram vários dias sem escrever, mas eu avisei que isto de "blogar" não era hábito para os dias todos...
Ocupei-me com uma tarefa que deu que fazer, mas que também se tornou num bom desafio: estive por cá a rever um livro dedicado ao Empreendedorismo. Obra escrita, mais de coração do que de fórmulas e números, por um grupo de mestrandos, em Lisboa. Pessoas cheias de esperança, acima de tudo. Gostei de os ler!
E aprendi. Pela parte que me toca, vou empreender um bocadinho todos os dias e manter as mangas arregaçadas pelo espírito positivo.
Há que acreditar que pequenos grandes gestos hão-de fazer diferença.
*******
Gestos. Dos que viajam. Voyage du Geste, a Montemorense, a número VI. Soube que correu bem e que teve, se não outros, pelo menos os poderes de cativar, revelar e emocionar seres humanos.
... Vir para Norte teve e tem os seus preços - um deles é não poder juntar-me aos Gestos no Sul. Tenho a certeza que teria amado a experiência das Pessoas, das Artes, das Linguagens. Fico feliz pelos que não encontram palavras - o "indizível", neste caso, é muito bom sinal.
À Propositário Azul, um abraço com muitos quilómetros, pela coragem gigantesca dos seus gestos persistentes e que proporcionaram essas duas semanas. Maria João, Hugo, Rosa e Todinha, um Obrigado especial para vocês. Sei que o mundo hoje vos está ainda mais grato!
*******
O Mundo? O Mundo é uma criação muito curiosa. Do tipo fascinante e imprevisível. Troca-nos as voltas, em suma.
Anda, pois, meio mundo preocupado com o meu termostato integrado: "então, já andas geladinha?", "tu vê lá os frios!", "espero que os gelos não lhe roubem a boa disposição" - e eu aqui, na boa! Quer dizer, na boa, na boa... mas com um casaco por cima.
A verdade é que, quando já se esperava que o Sol tivesse abandonado estas terras, eis que brilha uma luz maravilhosa num céu em tons de azul divinal. As fotografias não me deixam mentir, foi assim o fim de semana em Söderköping!
E todavia, agora que escrevo, só para me contrariar, ouve-se o vento lá fora e chegam umas nuvens incontinentes para borrifar a noite. Isto significa que, amanhã, nas ruas e quintais haverá mais folhas amareladas e vermelhas, desordenadamente caídas por toda a parte, e milhares de maçãs esborrachadas, à força e com gravidade (efeitos de que o sr. Newton não tem culpa). No ar, haverá um cheiro levemente adocicado a fruta em estado de pouca graça e sem salvação.
Coisas típicas de um perfil outonal.
*******
Lembro-me dos primeiros anos de escola - ou de "máquina maluca", como carinhosamente lhe chamámos lá em casa - na Conde Ferreira. Nesse tempo, por esta altura do ano colocava-se-me um inconfessado problema ortográfico: entre Outubro e Outono, qual das palavras tinha mais Us.
Vá lá, a nova imposição ortográfica não ter vindo mudar estes dois vocábulos, agora que já os sei escrever!
Mas este linguajar todo serve para partilhar que este Outubro é de excelência, porque ao primeiro dia do mês, os Vivis (com o devido respeito, os meus progenitores das boas famílias Serranito e Guita) vêm visitar-me! Fico capaz de gritar Viva a República! por conta dos bons encontros que um feriado pode proporcionar!
*******
Por falar em feriados: dias de fazer pouco ou coisa nenhuma (ou não!).
Lendo os jornais, vim a saber de uns quantos directores gerais ou conselheiros do governo sueco que recebem 75000 coroas ao mês (quaisquer 7500 euros servem para converter o valor) por terem muito pouco que fazer - "De har mycket betalt - och lite att göra". Irónico mesmo é que, poucas páginas mais à frente, no mesmo jornal que denunciava as contas mal feitas, aparecia uma oferta de emprego: "Governo procura novo director geral para..." Laugh out loud! Mais um para dar destino a 75000 coroas mensais, quando quase todos os dias de trabalho parecem feriados!
Não haverá um desses directores entediados por nada fazer que se ocupe de me arranjar uma Autorização de Residência e um Personnummer, para que eu possa começar a TRABALHAR aqui?!?!
Até... Vem vet?

Sem comentários:

Enviar um comentário