quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Restlessness


Isto de as línguas serem diferentes em toda a parte é um fenómeno que eu digo fascinante... mas outros poderão carimbar com adjectivos diversos, como lhes aprouver.
A verdade é que nesta inauguração de Setembro (chuvosa em Montemor, ouvi dizer...), bons amigos meus fizeram anos!
Ora, a pessoa que vive no "estrangeiro" sempre quer dar um ar de sua graça com o exotismo da nova língua, e deseja aos seus queridos um feliz "födelsedagen"! E devia ser um voto "gripande"!
Nisto, o dia passa e a pessoa pensa, "assim que escrever aqui umas linhas, vou 'sova'".
Pois que 'sova' não tem nada de violento, a menos que se tenha insónias e não se consiga 'dormir'; e 'gripande' não tem pingo no nariz nem nada, porque quer dizer 'emocionante'.
Com estes desafios vocabulares, instala-se um grande desassossego nas sinapses, que precisam de trabalhar horas extraordinárias para dar conta de tanta informação! Que saudades de ler português!
Precisamente carregando esta saudade da língua de Camões (e quem diz Camões, diz Professor Cebola ou Manuel Justino ou João Luís Nabo ou Alface ou...), procurei a biblioteca da cidade e as prateleiras dos autores portugueses . Encontrei poucos.
E então, de novo, o desassossego: precisarão de alguém da terra de Saramago que lhes aconselhe outros autores? Fará falta alguém vir aqui dizer umas coisas sobre literatura portuguesa? O pior que pode acontecer é dar-lhes uma "sova" - pôr, portanto, os suecos a dormir por lhes falar de livros.
Pois, no melhor espírito empreendedor que há em mim, agarrei e fui mesmo perguntar. E desconfio que já no dia 14 de Setembro farei um recital de música portuguesa / literatura na biblioteca da cidade.
Eu, que ainda ontem tinha pensado render-me um pouco à quietude... olha, lá arranjei mais um desassossego para me entreter.
Mas reconheço que a preguiça é um estado de respeito.

2 comentários:

  1. ! :)) ...e pronto!

    BOA! :)
    dia 14, "ter-me-ás" por aí... :)...
    stora kramar (isto para não destoar muito)
    vovómaria

    ResponderEliminar
  2. A tua generosidade não tem limites. Sinto-me desnecessariamente ruborizado. Bjs.

    ResponderEliminar