domingo, 18 de setembro de 2011

Varmt välkomna till Kulturnatten


Calorosamente bem-vindos!
Na rua, estavam 9 graus; na catedral, havia umas 400 pessoas, a 36 graus cada uma, se ninguém estivesse com febre... Portanto, veja-se que calorosamente bem-vindos foi, ao menos, uma expressão paradoxal para cumprimentar o público do útimo concerto da Kulturnatten, em Västeras.
Noite de Cultura. Eu cá perguntei, " se é noite de cultura, porque é que o último concerto é logo às 23h?" Os meus amigos não dizem... mas bem pensam que eu faço umas perguntas chatas, "abelhudas"! Desarrumo um pouco a casa. Ingen är perfekt.
Na verdade, foi um serão e tanto. As ruas da cidade cheias de gente, pequenas ou grandes mostras de arte em lugares inesperados; novos e menos novos, suecos, não suecos, cidadãos do mundo com ou sem Personnummer - estavamos todos lá!
De toda a parte vinham os sons de festa, de gargalhadas, de um "olha, vocês também cá estão!", de um "estamos aqui perto de... venham cá ter!", de um "o que é que vamos espreitar a seguir?". A este último comentário, estou certa de que várias pessoas responderam "vamos à catedral, que o Mariakören vai cantar às 23h."
...
O João Luís usa a palavra certa: a emoção de um concerto sem o Coral de S. Domingos foi unheimlich, uncanny. Segundo o descreveu Freud, não tem de ser um mau sentimento: é apenas o estranhamente familiar ou o familiarmente estranho. De um ou de outro lado dos sentidos, foi bom! Entre latim, inglês e NORUEGUÊS, sob a direcção de Agneta Sköld, cantou-se e encerrou-se a Kulturnatten 2011 na Domkyrka. Depois veio o fogo de artifício!
Obrigada a quem pensou em mim, a quem confiou que eu daria conta da tarefa, a quem comentou no Facebook.
*******
10% de inspiração e 90% de transpiração - fala-se disso, não é? Não discordo. Fitas de suor escorreram enquanto cantei!
Ainda assim, 10 é uma percentagem demasiado pequena e injusta para representar a inspiração que recebi durante a tarde. Porque foi, de verdade, inspirador o recital de Händel a que assisti em Estocolmo, também ontem.
Dame Emma Kirkby no papel de Susanna! Sim, é impressionante! Mas houve mais: as restantes personagens do Oratório, assim como os instrumentistas e o coro foram todos muito (jätte, mycket!) bons!
(Grattis igen, Evelina!)
Pois assim em tão bom estado de alma, daqueles que a Música sabe gerar de forma única, até uma pessoa fica com vontade de cantar melhor. Pode não resultar... mas fica a intenção, certo?
*******
Vem vet? Jag vet inte. Não sei quando deixarei aqui as próximas linhas, porque me espera uma semana com várias tarefas.
Assim, desejo já uma semana boa - votos com efeito slow motion, para durar até 6.ª feira!

2 comentários:

  1. como diria alguém: "se inveja matasse!..."!!! :))...
    que a semana te seja bem generosa :)
    beijocasssss
    vovómaria

    ResponderEliminar
  2. Vad roligt att få se - och höra! - ett litet klipp från konserten! En lättnad att höra att jag faktiskt når ut ;) Tack! Och välkommen på fredag!

    ResponderEliminar