domingo, 4 de setembro de 2011

A avó Vitalina e o Skype


Dormir sem despertador é uma liberdade que tenho tomado q.b. no último mês. Ando a tentar recuperar noites e sonos que ficaram por acontecer no ano lectivo passado. Às vezes durmo mais longamente, outras vezes nem tanto. É aproveitar agora, enquanto não surge um emprego que me traga a alvorada às 6h, ou um pouco antes...
Mas hoje, já acordada, reparei no dia de sol lá fora (melhor dizer "dia com sol", fica meteorologicamente mais próximo da realidade) e fiz companhia à Sofia até ao Mercado de Outono, em Valby.
A feira ocupava o espaço de um museu ao ar livre - na Suécia, dá-se este nome a parques nos quais se reúnem casas de várias épocas e representativas de diferentes classes sociais e grupos profissionais, para não perder a História e a arquitectura do país. São bonitos, estes museus.
Lãs, linho, mel, guloseimas, legumes, farinhas, artesanato, música tradicional, danças de outros tempos: havia ali um pouco de tudo!
*******
Em Montemor, mais ou menos à mesma hora a que eu me passeava em Valby, a minha família comia "leve, levemente" um arroz de cabidela, e mais que nem sei! Enfim, Domingo de Feira, bom pretexto!
Para digestivo, aguardavam um encontro comigo no Skype.
Foi então hoje que a avó Vitalina experimentou isso das chamadas de borla, com imagem e tudo! (o avô também terá gostado da ideia, dado que é um senhor cauteloso nas despesas, e oportunidades gratuitas soam bem!)
Que emoção, ouvir o meu avô e a minha avó, espantados com as minhas bochechas (segundo ela, mais rechonchudas que antes.... Ai!!). Até a voz lhes falhou e um grãozinho de pó lhes fez molhar os olhos...
Que surpresa, ouvir a minha querida avó Tupperware experimentar um Hello, e arriscar mesmo uma tacada de sueco, dizendo à Sofia que era a minha mormor!
Olha, avó, não te contei (para não "perder o pé" às emoções, que as saudades já são muitas...), mas a maestrina do coro daqui tem um rosto parecido com o teu - lembro-me de ti e do avô mais vezes do que possam pensar.
*******
Boa semana!

1 comentário:

  1. ...que o teu blog é Lindo!... que És Linda!... já me "faltam" as palavras... (não é bem assim, mas o E.A. perdoa-me...(?)...)
    sodadiiiii
    beijocasssss
    vovómaria

    ResponderEliminar