sábado, 3 de setembro de 2011

Talvez "olhos de chávena"...



A Birgitta prepara um "muesli" caseiro magnífico! Acho que ainda não tinha falado nisto, mas impõe-se elogiar a deliciosa mistura de cereais e outros ingredientes, que deixa um cheirinho guloso na casa, aos domingos à tarde. Além disso, torna-se impossível ignorar o pequeno-almoço - essa refeição tão importante que eu, frequentemente, desprezava - tendo à mesa esta oferta nutritiva.
Pois foi com esse "muesli" que comecei este bom sábado. E não digo bom por acaso.
Parti para Estocolmo para ir almoçar com uns amigos: a Catarina, o João e a Natália. A vista do restaurante Hermans é lindíssima, já se vê, e a predominância vegetariana da ementa veio muito a calhar. Obrigada pela sugestão, Catarina!
O céu, que tinha muito azul à vista antes do almoço, foi-se perdendo nos múltiplos cinzentos das nuvens, mas foi a agradável cobertura de um bom passeio e de uma tarde de muita generosidade.
*******
Já sozinha, vim andando até Gamla Stan e reparei num cartaz: concerto do Radiokören na Storakyrkan, às 15:00. Olhei para o relógio. Estava na hora, e ainda me faltavam muitos passos para lá chegar.
[Só para nos situarmos todos, o Radiokören é o único coro profissional da Suécia e considerado o melhor do país. Nele, canta a Helena, prima da Birgitta, que se calhar também sabe fazer "muesli" e que, sem nunca me ter conhecido, me tinha já enviado mails a apresentar-se, amavelmente, como membro da família.]
A porta imensa da igreja já estava fechada, pois claro. Dei a volta. Nas traseiras, devidamente apetrechado, encontrei um "estúdio" da SverigesRadio, com certeza a gravar o concerto.
Lá de dentro, saiu uma moçoila com uma máquina fotográfica nas mãos e, respondendo à minha pergunta, limitou-me as esperanças: «Não, acho que não vais conseguir entrar...Mas tenta! Boa sorte!»
Dei de novo a volta à igreja, e a meio do percurso resolvi encostar o ouvido a uma porta. Sei agora que o que pude escutar era a antepenúltima peça do concerto. Que bonito! Mas... desolada por não estar do lado de dentro.
Voltei para trás. A moçoila da máquina fotográfica já não estava sozinha. Perguntou-me, «Conseguiste?». «Não... E tenho mesmo pena. Cantam tão bem!»
Nisto, o acompanhante da fotógrafa estendeu-me um pequeno auscultador: «Não é a mesma coisa, mas pode escutá-los aqui». E sorriu. E eu agradeci. Generosidade n.º1.
*******
Numa casa giríssima que há na Rua das Piçarras, usa-se bastante uma expressão, "olhos de chávena", que define um certo tipo de olhar, inspirador de empatia e solidariedade, sendo útil, por exemplo, para pedir chávenas oferecidas nos cafés ou restaurantes (note-se que se trata de chávenas de design especial).
Ora, não sei se terei mostrado os meus "olhos de chávena" em Estocolmo esta tarde... É certo, porém, que enquanto escutava o concerto da igreja com um insectozinho de borracha no ouvido, desabafei com os meus dois novos companheiros: «Uma das sopranos é uma 'espécie' de amiga minha, enfim, prima de uma amiga. A Helena! Esta teria sido uma ocasião perfeita para a ouvir e conhecer pessoalmente...»
Então, o meu amigo do auscultador voltou a sorrir e disse-me: «Vem comigo, vou deixar-te ir lá dentro e podes conhecer a tua amiga no final!» Voltou a sorrir. Generosidade n.º2.
Segui-o, e em menos de um minuto estava sentada na igreja, num recanto privilegiado, bem perto do coro, a escutar as duas últimas peças.
No final, apertei a mão ao maestro. «Já agora, onde posso encontrar a Helena?»
Foi um feliz encontro com a prima da Birgitta. Definitivamente, esta família tem pessoas muito amáveis, que tornam a amizade possível apenas com um instante. E se houvesse tempo, acho que poderíamos ter ficado horas a conversar.
Sei que não faltarei ao próximo concerto deles em qualquer cidade próxima!
Antes de sair dali, voltei ao "estúdio" das traseiras. «Muito obrigada. Não vou esquecer a tua(Tua) Generosidade.»
E o dia continou bem.
Passem à frente os primeiros 6 minutos de conversa, e escutem o concerto desta tarde: http://sverigesradio.se/sida/artikel.aspx?programid=2482&artikel=4677927

3 comentários:

  1. Tão Bonito!
    Tudo.
    Tu... e os teus "olhos de chávena"! :)
    beijocasssssss
    vovómaria

    ResponderEliminar
  2. Se a inveja matasse... :-)))

    Abreijo.

    ResponderEliminar
  3. Estás a ver como resulta? Quando queremos muuuuuuuuuuuuuito, acabam por nos oferecer a chávena.... e nós agradecemos: "How generous of you.....!".

    ResponderEliminar