quinta-feira, 29 de setembro de 2011

... e os Salteadores da Carta Perdida


Como? Não era este o título do filme?!
Isso sei eu! Este meu filme tem muito mais que se lhe diga.
Então não é que me anda perdida uma carta importantíssima!?! Olha qu'isto!
Em síntese, que a história já não é nova para muita gente: na Suécia, é indispensável ter um Número Pessoal, mas a atribuição do mesmo a cidadãos de outras nacionalidades está dependente de umas quantas condições. Eu ando atrás dos benditos dígitos desde que cá cheguei.
Acontece que, há umas semanas, tive a fortuna de conhecer uma funcionária impecável nos serviços de migração, que prometeu aprovar rapidamente a minha autorização de residência na Suécia e, com isso, acelerar também o processamento do número. Que ficasse descansada, que ela compreendia bem a minha situação de impasse, e dentro de poucos dias tudo se resolveria com uma carta capaz de me fazer dar passos fundamentais!
Pois não é que a carta anda a monte há quase 2 semanas!?!
Dizia a minha Mimi: «Oh filha, mas se a carta já foi emitida, isso é uma luz ao fundo do túnel!»
Eu creio pouco no fundo do túnel... Parece-me que a carta anda mais no fundo do saco de um carteiro desorientado.
Isto não é insólito. Não me custa imaginar o mesmo tipo de narrativa protagonizada pelos CTT. Mas seja em que lugar do mundo for, chateia! Há várias coisas dependentes desta carta e do Número.
Dizem-me que o Post sueco pertence, parcialmente, à Dinamarca e que, de facto, é um serviço que traz pouco orgulho ao país. Mas veja-se: se já me perderam uma carta, de pouco adiantará escrever outra, de Reclamação, para enviar aos dinamarqueses!! Às tantas, passo a escrever bilhetinhos, enrolados em garrafas, e mando mensagens de saudades a nado!
(Pergunto-me se todos os amigos a quem já escrevi postais os terão mesmo recebido...)
Enfim, cá fico mais uns dias à esperança que a carta salte de um canto esquecido e me caia na lata do correio, ou então terei de voltar às filas de espera...
Ah! Não me tomem por muito desanimada! Isto é só uma constatação com muitos pontos de exclamação!!! Amanhã é outro dia, e o carteiro não deve ir de férias tão cedo...
*******
Com ou sem o meu Número, o Outono avança, cheio de cores extraordinárias e com dias de sol encantadores. É verdade, continuam uns dias mesmo muito bonitos.
Esta manhã, depois de umas limpezas e arrumações no quarto, dei-me ao luxo de tomar o pequeno-almoço no jardim, e pareceu-me uma manhã de Verão de S. Martinho - limpa, luminosa, morna.
Na mão direita ia a chávena de café, na esquerda um livro de Mia Couto: Um Rio chamado Tempo, uma Casa chamada Terra. Fiquei lá fora a ler. E estou a gostar.
Mia Couto de dia, Hakan Nesser à noite. Himmel över London. É fácil de perceber porquê: ler em sueco demora muuuuito e percebo muuuuuito...pouco! Assim sendo, o sono acaba por vir (para quem não sabe, eu tenho mau dormir - todas as estratégias são válidas para ir ao encontro de uma noite de sono boa).
*******
Vem aí um fim de semana em grande e não prometo "filetes" para os próximos dias. Mas adianto que amanhã ao jantar farei sopa de peixe e arroz doce para a sobremesa.
A cozinha portuguesa faz os encantos da família Langström (já sabemos que o "a" tem uma bolinha por cima), e preparar-lhes o jantar à 6.ª feira é o mínimo que posso fazer como reconhecimento pela sua generosidade diária.
Bom fim de semana! Stora kramar!

2 comentários:

  1. e não é que consigo comentar neste filete?... ele há cada uma!!!... parece o bendito do carteiro, que te entrega miminhos :), mas era bem melhor que te deixasse na lata a tal da carta!!! né?...
    e quanto a escritos a partir do fim de semana, proíbo-te!!! :)) só depois desses prazerosos dias, é que quero saber tudo e tudo como foi. a tua versão claro, pois que de outras serei agraciada, ao vivo e a cores! :)
    que o teu (vosso) tempo, a partir de sábado, seja uma gostosura completa! :)
    beijocassssss
    maria

    ResponderEliminar
  2. Fim de semana em grande e, com toda a certeza, cheio de mimos...
    Dia 6 vamos saber pormenores e, por certo, ver de novo uns olhos lacrimejantes mas, desta vez, com um brilho diferente.
    E que chegue a tal carta! De contrário o título do teu próximo "filete" (o termo remete-me para um universo gastronómico!)será por certo "Caça ao Tesouro".
    Um grande beijo

    ResponderEliminar